Veja como foi o Cenário do Mercado Imobiliário da Zona Norte

  • Por Secovi Rio -


Na última quarta-feira, 26 de junho, o Secovi Rio promoveu pela primeira vez o evento de lançamento do “Cenário do Mercado Imobiliário da Zona Norte” no Sesc Tijuca. O evento contou com a participação de 155 pessoas, dentre elas presidente da ABADI, Carlos Samuel de Oliveira Freitas, e da coordenadora técnica da unidade Sesc Tijuca, Tatiana Pereira.

A abertura ficou por conta do vice-presidente do Secovi Rio, Leonardo Schneider, que chamou a atenção de todos para a importância do fortalecimento do mercado imobiliário por meio dos serviços e produtos oferecidos pela Sindicato e também explicou o porquê de o material do Cenário não ser mais impresso, uma medida de sustentabilidade. Todas as publicações agora poderão ser baixadas em via QR code. E logo após, o vice-presidente iniciou a apresentação do painel “Perspectivas para o mercado imobiliário na Zona Norte”.

Contendo uma análise estatística de 22 bairros, a pesquisa realizada pelo CEPAI – Centro de Pesquisa e Análise da Informação – revelou que a taxa condominial na região aumentou 45,4% no período entre junho de 2014 e junho de 2019, sendo que a inadimplência dessas quotas já está em 12,2%. Somado a isso, ainda há a queda de mais de 20% no valor do m² para locação. De acordo com o documento, o crescimento da violência nas áreas de comunidade contribuiu muito para a desvalorização do mercado imobiliário da Zona Norte.

O segundo painel do dia foi “O comportamento do mercado de venda de imóveis na Zona Norte”, apresentado por Laudimiro Cavalcanti, tesoureiro do CRECI-RJ. De acordo com ele, a instabilidade nas Unidades de Polícia Pacificadora agravou a desvalorização da região em relação ao ano passado, que antes apresentava queda de 3% nos preços de venda e agora está em 4,7%. O único bairro que teve o percentual positivo foi a Penha, com 3,6%. Já Vicente de Carvalho foi o bairro que mais apresentou queda por abrigar comunidades em situação de conflito, com 12,5% de variação.

O evento ainda contou com os patrocínios das empresas Haganá, Alterdata e Castelo Cobranças, cujos representantes puderam fazer uma breve apresentação dos produtos e serviços oferecidos pelas instituições patrocinadoras.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: cepai@secovirio.com.br