Centro da cidade mais seguro com o Luz Azul

  • Por Secovi Rio -


Um novo tempo para a segurança pública no Centro do Rio tem data para começar: 29 de maio, quando será lançado o projeto Luz Azul, uma parceria do Secovi Rio com a empresa Venses Technology, que prevê a instalação de câmeras de vigilância ultramodernas com sinalizador luminoso azul em edifícios da região. As imagens em alta definição ficarão armazenadas na nuvem e compartilhadas, em tempo real, com as autoridades da área de segurança pública.

Para o presidente do Sindicato, Pedro Wähmann, o projeto nasce num momento em que as parcerias entre os setores público e privado vêm se multiplicando Brasil afora: “Promover ações para melhoria da segurança no Rio de Janeiro passou a ser responsabilidade de todos que aqui vivem. Diante desse cenário, empresários, comerciantes, associações e entidades de classe têm se movimentado e participado em projetos de parceria público-privada que contribuam para uma cidade mais segura”.

A Venses, especializada em fornecimento de sistemas de vigilância em vídeo com base na nuvem, é a distribuidora oficial do Luz Azul no Brasil. Na expectativa do diretor comercial da empresa, Antonio Carlos de Souza, tem tudo pra ser um sucesso. “É mais que uma adição de câmeras integradas à segurança pública. O projeto inclui placa de identificação, sinalizador luminoso e uma propaganda nacional para informar a população as áreas com maior e melhor segurança”, explica, acrescentando que as gravações e o software ficam hospedados e operam dentro da nuvem da Microsoft (AZURE).

Os condomínios que aderirem deverão arcar com os custos das câmeras e do armazenamento das imagens. Os primeiros a participar são os Edifícios Linneo de Paula Machado, Rodolpho De Paoli e Avenida Central – três dos prédios empresariais mais importantes do Centro. A ideia é que outros edifícios, empresas e lojas façam parte dessa ação conjunta. A expectativa é de que com o aumento no número de câmeras integradas ao Luz Azul, a abrangência do monitoramento seja cada vez maior.

“O projeto Luz Azul já tem resultados comprovados em outros países nos quais houve rápida redução dos crimes nos estabelecimentos participantes. Aqui no Brasil, o primeiro sistema foi instalado em Campinas, em parceria com a Guarda Municipal e a RECAP (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região). Projetos nos estados de São Paulo, Amazonas, Ceará, Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul também têm tido excelentes resultados”, completa o diretor da Venses.

Evento de lançamento do Luz Azul – INSCREVA-SE AQUI!

Quando? 29 de maio – terça-feira
Onde? Secovi Rio – Av. Almirante Barroso, nº 52, 9º andar, Centro
Horário: 8h30

Programação

8:30        Credenciamento

9:00        Apresentação do projeto com a participação de:

  • Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio
  • Antônio Carlos de Souza, Diretor Comercial da Venses Technology
  • Fábio Barucke, Diretor Geral da Polícia da Capital
  • Tenente-Coronel André Luiz Caetano Gomes, Comandante do 5ºBPM
  • Marcelo Antônio Costa Pinheiro, síndico do Edifício Central

10:00     Perguntas e respostas

11:00     Encerramento

Inscrições: (21) 2272-8000 ou WhatsApp (21) 98547-2812

Quer saber mais sobre o Luz Azul? Clique aqui.