Secovi Rio estabelece parceria que vai beneficiar ainda mais seus representados

  • Por Secovi Rio -


Em entrevista dada ao programa “Se Liga na Gente”, produzido pelo Sesc e Senac e exibido pela TV Bandeirantes, o presidente do Secovi Rio, Pedro Wähmann, afirma que o recém lançado Índice IFec/RJ (Índice de atividades do comércio de bens, serviços e turismo da Fecomércio RJ) vai beneficiar os representados do sindicato da habitação por meio de parceria com o Centro de Pesquisa e Análise de Informação (Cepai) do Sindicato da Habitação. “Eu acho que, ao entrosar mais o nosso setor com o IFec/RJ, podemos estudar o que o consumidor quer e melhorar cada vez mais os nossos serviços e a vida dentro dos condomínios que nós representamos”, afirma Wähmann.

O IFec/RJ é um instituto que produz pesquisas periódicas com o objetivo de avaliar os hábitos dos consumidores, os obstáculos que dificultam o crescimento dos empresários e as expectativas que eles têm a respeito das condições futuras da economia do estado. De acordo com João Gomes, economista chefe da Fecomércio e diretor do IFec/RJ, também presente na entrevista, o Instituto vem se tornando referência para o setor. “Além de dados que já produzimos, realizamos pesquisas, análises e estudos que avaliam os hábitos dos consumidores fluminenses, que ajudam os empresários em seus negócios. Isso porque na atualidade, dada a dinâmica da economia e todas as mudanças proporcionadas principalmente pela tecnologia, é impossível você tomar uma decisão sem estatísticas confiáveis, sem uma quantidade razoável de indicadores para que você possa organizar e se planejar para o futuro”, ressalta o economista.

Ao levantar os dados, esse novo termômetro vai sintetizar informações econômicas que auxiliam a tomada de decisão dos empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. “Acabou aquele empresário que tinha seu instinto. Hoje as decisões são tomadas em cima de pesquisas, de números e tendências, ainda mais num setor que vai trabalhar e tomar conta de um bem, tornando-o produtivo e rentável durante tanto tempo. Eu penso que, agora com essa organização do IFec/RJ, nós vamos ter um parceiro para buscar desenvolver cada vez mais o nosso centro de análise e consequentemente a informação para todo o nosso público”, declara Wähmann.

A entrevista ainda revela como nasceu a inspiração para a criação do Cepai e sua interação com o IFec/RJ, além de abordar quais são os principais serviços oferecidos pelo Sindicato para seus representados. Veja abaixo o conteúdo na íntegra.