Quem está satisfeito com a conta de luz?

  • Por Secovi Rio -


A pergunta do título desta coluna é daquelas que tem uma resposta unânime, tanto para consumidores residenciais quanto empresariais. Apesar da resposta ser negativa, a boa notícia é que hoje existem alternativas bastante acessíveis para redução nos gastos com energia.

Ações básicas de eficiência energética já são parte do cotidiano da maioria das pessoas, como desligar os aparelhos que não estão sendo utilizados, uso de lâmpadas LED, mais econômicas em comparação a outros modelos. Outras soluções são exclusivas para empresas de grande porte, como a possibilidade de negociar os recursos energéticos no Mercado Livre de Energia. Para todos os públicos, a Energia Solar Fotovoltaica desponta como a solução mais democrática e definitiva, prova disso são os diversos casos em que a economia conquistada com essa tecnologia ultrapassa os 95%.

Uma das grandes vantagens da energia solar é sua versatilidade, já que existem 4 modalidades previstas:

Autoconsumo, em que você instala o sistema no próprio local de consumo;

Autoconsumo remoto, em que o sistema é instalado em um local, mas pode enviar o excedente de produção para um outro local com a mesma titularidade da conta de luz, através de créditos – desde que dentro da mesma Distribuidora. Essa solução é utilizada por muitas pessoas que possuem empresas ou casas em locais que não têm espaço para se instalar o sistema ou que possuem mais de uma unidade consumidora.

Geração compartilhada, em que se pode juntar diferentes CPFs ou CNPJs e compartilhar a energia gerada, a partir da criação de cooperativa ou consórcio, também dentro da área da mesma Distribuidora;

Múltiplas unidades consumidoras, que é uma modalidade especial para condomínios.

Apesar de toda essa versatilidade, muitos acreditam que a Energia Solar não é para seu bolso. Um grande engano, pois os preços diminuíram muito nos últimos anos e as formas de pagamento se diversificaram significativamente. Exemplo dessa abertura são os financiamentos em até 60 vezes e participação em consórcio, nos mesmos moldes do imobiliário ou veicular. Além disso, para quem tem o dinheiro para investir, a energia solar gera uma rentabilidade de 4 a 6 vezes maior do que os melhores produtos bancários disponíveis, podendo ser visto como a melhor opção de investimento.

Um outro aspecto fundamental é a sustentabilidade: a energia solar usa uma fonte limpa e inesgotável, contribuindo para um planeta mais sustentável. Para se ter uma ideia, a cada hora, o Sol fornece a Terra mais energia que a demanda global de um ano inteiro. O potencial de irradiação brasileira é enorme e as usinas solares começam a ocupar um cenário de destaque na matriz energética brasileira, mas ainda longe da fonte hídrica, que representa mais de 75% desse total.

Já são centenas de empresas e casas com essa tecnologia em Juiz de Fora e região. Nós da Solarion executamos grandes projetos, como o da Camilo do Santos, Terrazzo, Imobiliária Souza Gomes, Colégio Degraus dentre outros de empresas e residências. Essa experiência é fundamental para vencer todas as etapas do processo, como os estudos de viabilidade, confecção e aprovação do projeto, compra e instalação do sistema e comissionamento final com a Distribuidora. Contamos com uma equipe própria especializada, com treinamentos e cursos que garantem a melhor execução e atendimento.

Estaremos juntos neste espaço sempre no último domingo de cada mês, esclarecendo todos os pontos dessa tecnologia que gera economia definitiva com sustentabilidade. Espero que, em breve, você seja mais um satisfeito com o que (não) paga na sua conta de luz!

FONTE:  /