Projeto Mesa Brasil Sesc RJ leva alimentos para comunidades carentes atingidas pela pandemia

Já parou para pensar que, diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos em perfeitas condições e não vendidos em locais como feiras, supermercados e restaurantes vão parar no lixo? É aí que começa o trabalho do Mesa Brasil Sesc RJ – programa que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Desde o ano 2000, o Mesa Brasil é ponte entre esses alimentos e diversas instituições de assistência social cadastradas, como asilos, creches e orfanatos no Estado do Rio. O projeto recolhe as doações de produtos com baixo valor comercial, mas ainda em condições de consumo, e os distribui para quem precisa.

Só nos três primeiros meses de 2019, foram arrecadadas mais de 154 toneladas de produtos alimentícios. Um resultado que só é possível graças à parceria de 265 empresas doadoras e 100 voluntários – que ajudam na seleção, separação e etiquetagem dos alimentos, doando tempo e talento ao programa.

Mesa Brasil na pandemia de coronavírus

O programa Mesa Brasil Sesc já ultrapassou 30 toneladas de alimentos doadas desde o dia 16 de março, quando teve início o isolamento social por conta da Covid-19 no Rio de Janeiro, que impactou severamente os trabalhadores informais. Nesse período, os donativos, recebidos de 29 parceiros, complementaram mais de 180 mil refeições de 8,3 mil pessoas em 21 municípios no estado do Rio de Janeiro. Doadores podem entrar em contato pelo e-mail mesabrasil@sescrio.org.br.

Combatendo a fome e o desperdício

Além de contribuir para combater o desperdício e reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos, o Mesa Brasil é uma referência nacional como rede de solidariedade na área de segurança alimentar e nutricional.

O projeto também realiza diversas ações educativas nas entidades, sempre privilegiando o aproveitamento integral de alimentos. A partir da utilização de cascas, sementes e talos, por exemplo, são elaboradas receitas nutritivas e saborosas.

Como ser um parceiro do Mesa Brasil?

O Mesa Brasil Sesc RJ está aberto a receber novas inscrições de entidades de assistência social com interesse em fazer parte do programa, recebendo as doações de alimentos e as ações educativas. Podem se cadastrar instituições sem fins lucrativos, como creches, asilos, orfanatos, entre outras, sediadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Basta que a instituição tenha CNPJ e não seja vinculada a partido político. Para mais informações, ligue para 0800-022-2026.

Acesse o site: www.sescrio.org.br/mesa-brasil

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!