Síndico, parabéns pelo seu dia!

  • Por Secovi Rio -


O Dia do Síndico é comemorado duas vezes ao ano, no dia 30 de novembro e, no estado do Rio de Janeiro, no dia 23 de abril, diante da lei nº 817, de 20 de dezembro de 1984. Não por acaso, pois o síndico dedica tempo e conhecimento em prol da coletividade, é o “guardião” da convenção e do regimento interno. Ele quem garante o cumprimento das regras e a conservação do patrimônio comum dos condôminos. Além de tudo isso, o Síndico é o representante legal do condomínio, responsável por toda a documentação do mesmo e por representá-lo em juízo quando solicitado.

O síndico é um fruto da vida moderna. Está ligado à história dos condomínios, que se popularizam, em especial, com as grandes cidades e com os conglomerados urbanos. Registros históricos indicam, entretanto, que foi no Egito do século 30 a.C. que os homens passaram a residir em grupos, na tentativa de delimitar suas posses e diferenciá-las das posses dos outros. São os primórdios da cidade, local dos condomínios por excelência. Com o tempo, passaram a existir regras para controlar a convivência desses grupos e uma necessidade cada vez maior de figuras centrais que pudessem administrar essa convivência. Mais recentemente, já no século XX, o desejo de segurança e conforto, somado à tentativa de otimizar o espaço urbano, levou à explosão do modelo do condomínio, que inclui a vida em espaço coletivo, fechado, protegido e bem administrado.

E onde há condomínios, existem também síndicos que, independentemente de seus perfis e estilos próprios de gestão, têm como missão principal garantir o funcionamento da copropriedade. Mas, em especial nos últimos anos, a função de síndico ficou ainda mais exigente e desafiadora. Isso ocorreu, principalmente, em função das mudanças em uma série de legislações que tangenciam o universo condominial e que transformaram os condomínios em verdadeiras empresas que, mesmo sem terem fins lucrativos que são obrigadas a seguirem as mesmas exigências de uma firma comum.

Com o objetivo de oferecer todos os conhecimentos específicos necessários para gerir um condomínio, a UniSecovi Rio está com vagas abertas para o curso de extensão Administração de Condomínios, que começa dia 6 de maio. E em comemoração ao Dia do Síndico, até o dia 30 de maio, a todas as matrículas efetivadas terão 10% de desconto no valor total de qualquer um dos cursos da UniSecovi Rio.

Para participar da promoção, os interessados devem enviar e-mail para unisecovirio@secovirio.com.br , informando o curso pretendido e colocando no assunto do e-mail: Sou síndico e quero meu desconto!

Após o envio a equipe da UniSecovi Rio entrará em contato para finalizar o atendimento.