Copa do Mundo em condomínios: dicas e cuidados

  • Por Secovi Rio -


Aproveite esta época do ano com tranquilidade e segurança

A Copa do Mundo é um momento de festa e confraternização, especialmente nos jogos do Brasil. É preciso estar atento apenas a algumas regras e fazer valer o bom senso para garantir a diversão e evitar problemas com a segurança, o bem-estar e a comodidade dos condôminos. Veja algumas dicas para não ter transtornos e nem desgastes que possam abalar a harmonia do condomínio.

Comunicado com regras da boa convivência durante o período da Copa

Criar um comunicado com as regras da boa convivência durante esse período, advertindo sobre o uso de fogos de artifício nas sacadas dos apartamentos e barulhos em excesso, por exemplo, pode ser uma saída para evitar estresses. Recomenda-se enviar uma cartilha amigável para os moradores, enaltecendo o momento festivo, mas também esclarecendo as regras e alertando que o descumprimento destas gerará multa.

Agora, se o condomínio tiver um histórico constante de problemas com moradores que costumam abusar em dias de jogos, festas e confraternizações, essa cartilha pode ser ainda mais enfática, informando que, dependendo da infração, será chamada a autoridade policial, podendo o condômino, além de pagar a multa, responder por processo criminal.

Espaço comum para assistir aos jogos no condomínio

Criar um espaço coletivo para assistir os jogos no condomínio como alternativa para integrar os moradores e aproximar a convivência entre eles. Sugere-se realizar uma pesquisa prévia entre os moradores, a fim de verificar se a ideia da festa coletiva é de interesse da maioria. Se assim for, é preciso se organizar para que seja definida a forma da realização dos eventos e jogos, assim como a divisão das despesas. Em relação ao salão de festas, se houver muita procura pela reserva do espaço para os dias de jogos do Brasil, a orientação é para que o síndico promova um sorteio entre os condôminos.

Segurança redobrada ao receber visitas

Alguns cuidados com a segurança devem ser redobrados, pois o número de visitas aos moradores costuma aumentar nessa época. No caso de festas e confraternizações, é importante que os condôminos deixem uma lista de convidados na portaria com nome completo e, se possível, número do RG, para conferência. E, se possível, os síndicos devem evitar dar férias aos funcionários durante o período da Copa.

Decoração das áreas comuns e interna

Decoração é um tema que gera polêmica entre os moradores, e para evitar problemas, muitos condomínios preferem aprovar em assembleia o que pode ou não ser colocado nas varandas dos apartamentos em época de festa. Mas no geral, é vedada a decoração nas áreas comuns do condomínio sem a aprovação dos moradores, a ser realizada por meio de assembleia. Já a decoração interna do apartamento não precisa de nenhuma aprovação do condomínio.

(Fonte: Sindiconet)