Lei Geral da Proteção de Dados (LGDP) poderá ter vigência adiada para 31/12/2020

A Câmara dos Deputados aprovou o adiamento da vigência da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), em votação realizada ontem à noite (25/08/2020). A Medida Provisória 959/2020, que trata do tema, deve ser votada pelo Senado ainda nesta quarta-feira. Caso aprovada, a maior parte das regras da LGPD entrará em vigor em 31/12/2020, sendo que as sanções só serão aplicáveis a partir do próximo ano.

Entenda melhor

A Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) foi instituída através da Lei nº 13.709/2018, e dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Sua vigência inicial estava prevista para agosto de 2020, sendo suspensa por conta da Medida Provisória 959/2020 sob a justificativa de que a pandemia atrasou a adaptação das empresas. Hoje se encerra o prazo da votação da MP. Caso não votada, o tema caduca e a vigência da LGPD passa a ser imediata.  Caso aprovada, nos termos da Câmara dos Deputados, a nova vigência será 31/12/2020. Já no que tange às sanções administrativas previstas nos art. 52, 53 e 54 da LGPD, a vigência inicial foi alterada para dia 1º de agosto de 2021, com o advento da Lei nº 14.010/2020.

Ações do Secovi Rio

O Secovi Rio já vem tomando as medidas necessárias para atualizar sua Política de Proteção de Dados e divulga notícias relacionadas ao tema em seus canais de comunicação. Além disso, desenvolve diversas iniciativas para auxiliar as empresas e profissionais do mercado imobiliário no cumprimento das exigências relacionadas à LGPD.

Realizado em novembro de 2019, pela UniSecovi Rio, os participantes do curso sobre a LGPD puderam aprender sobre os fundamentos e princípios da lei, bem como sobre os cuidados necessários na coleta, análise e tratamentos de dados, os impactos da lei no setor da habitação, a necessidade de compliance digital, entre outros temas. Ainda no fim de 2019, o Secovi Rio promoveu uma palestra com cerca de 100 inscritos para esclarecer dúvidas do público sobre o assunto.

A Lei Geral da Proteção de Dados também está entre os assuntos abordados nas aulas do curso de Administração de Condomínios, especificamente nas aulas do módulo sobre rotinas administrativas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!