Dia da Mulher: presença feminina cresce em profissões do mercado imobiliário

  • Por Secovi Rio -


O mercado imobiliário evoluiu consideravelmente nas últimas décadas e a presença feminina foi bastante significativa para o alcance de novos resultados.

Muita gente não imagina, mas até 1958 somente homens podiam exercer a profissão de corretor de imóveis. Segundo o Conselho Federal de Corretores de Imóveis, a participação das mulheres neste ramo cresceu 144% na última década, o que representa mais de 30% do número de profissionais legalmente registrados nas funções.

Diversas mulheres também atuam de forma brilhante como síndicas e chefes de portaria de condomínios dos mais variados portes. Entretanto, por ser um mercado dominado por homens, a maioria das mulheres ainda precisa enfrentar diariamente alguns desafios que dificultam o trabalho, como preconceito, desconfiança e falta de tempo para equilibrar vida pessoal e profissional.

Outro ponto é que, segundo estudos recentes do IBGE, os homens costumam ter um rendimento médio mensal 28,7% maior que o das mulheres, considerando os ganhos de todos os tipos de tarefas. Isso mostra que muita coisa ainda precisa ser melhorada para que as mulheres encontrem mais igualdade no mercado de trabalho.

Pensando em mudar esse cenário e ampliar as oportunidades para o público feminino, a UniSecovi Rio (Universidade Corporativa do Secovi Rio) disponibiliza diversos cursos para mulheres que desejam se destacar no segmento imobiliário, entre eles, o curso de Administração de Condomínios, que é um dos mais conceituados do Rio de Janeiro e agora está disponível na modalidade a distância para alunos de todo Brasil. Vale a pena conhecer e se qualificar!