Campanha de doação de sangue no Secovi Rio será no dia 9 de maio

O Secovi Rio vai realizar em sua sede mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemorio.  A ação será no dia 9 de maio, no auditório da entidade (Rua Almirante Barroso, 52, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro). Todos estão convidados a participar, incluindo empresas associadas, funcionários de condomínios, trabalhadores da região Central, alunos e ex-alunos da UniSecovi Rio e demais interessados em fazer o bem ao próximo.

A equipe de coleta estará no local das 10h às 15h. Para doar e fazer parte desta importante iniciativa em prol da vida, é necessário apenas portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional) e atender aos requisitos abaixo:

– Estar bem de saúde
– Ter entre 16 e 68 anos (incompletos)
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum.
Obs: O doador deve evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e álcool nas últimas 12 horas.

Mais informações: 2272-8000

Como funciona o procedimento de doação?

O processo para doar sangue é bem simples e rápido. O doador precisa apenas comparecer ao Secovi Rio e passar pela triagem com um profissional de saúde do Hemorio.

Após a aprovação, os voluntários são encaminhados para a coleta e recebem um lanche. Todo o procedimento é realizado por uma equipe capacitada, com materiais descartáveis e seguros. O procedimento completo não dura mais do que uma hora.

Seja um doador e compartilhe a vida!

O objetivo deste tipo de campanha é manter os estoques de sangue das unidades de saúde abastecidos para beneficiar pacientes em tratamento médico ou pessoas que precisaram passar por intervenções mais complexas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

A doação de sangue também é essencial para tratar e manter a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas graves, como Doença Falciforme e Talassemia. Os estoques de sangue também ajudam a salvar feridos em situações de emergência ou calamidade, em que há uma maior demanda por bolsas de sangue nos hospitais.

Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?

Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
Período gestacional;
Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
Amamentação: até 12 meses após o parto;
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
Extração dentária: 72 horas;
Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
Transfusão de sangue: 1 ano;
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Gostou do conteúdo? Compartilhe!