Secovi Rio realiza evento Panorama com dados e perspectivas do mercado imobiliário para 2022

  • Por Secovi Rio -


O Secovi Rio realizou, no dia 17 de março, mais uma edição do evento Panorama do Mercado Imobiliário. O encontro aconteceu no auditório da Fecomércio-RJ, no bairro de Flamengo, reunindo diversas pessoas interessadas em conhecer as tendências e perceptivas sobre: venda, locação, compra, ações condominiais e locatícias, lançamentos, mercado corporativo e financiamentos em todas as regiões da cidade.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sindicato, Pedro Wähmann, que reforçou a relevância de projetos como o Reviver Centro para a retomada econômica da cidade. Logo após a abertura, representantes do Instituto Pereira Passos explicaram o trabalho que vem sendo feito para monitorar dados sobre a área central do município, a fim de auxiliar na tomada de decisão para novos projetos estratégicos da prefeitura.

Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio, detalhou os indicadores de 2021 sobre o ramo de venda e locação de imóveis usados. Ele explicou que, em 2021, o Rio de Janeiro registou certa estabilidade no valor do metro quadrado para locação e isso deve permanecer ao longo de 2022.

Na ocasião, Schneider também reforçou a alta no ramo de venda residencial, que fechou 2021 com um dos melhores resultados desde 2014. “Vimos no ano passado uma abertura muito positiva para as negociações de aluguel, o que acabou gerando acordos e bons negócios entre locador e locatário durante a pandemia. No caso das vendas de casas e apartamentos, percebemos que a procura por imóveis maiores e com mais qualidade de vida para o trabalho híbrido aqueceu bastante o mercado carioca, principalmente na Zona Oeste”, disse.

O Panorama trouxe, ainda, a apresentação de Cláudio Hermolin, presidente da Sinduscon RJ, que falou sobre os lançamentos imobiliários de 2021. Segundo ele, 2021 contabilizou um crescimento de 66% na concessão de crédito, com amplo destaque para empreendimentos na Região Sudeste. Já o total de financiamentos do ano fechou em R$ 255 bilhões.

O último painel do evento ficou com a Colliers Brasil, que mostrou as as tendências do segmento de imóveis corporativos de alto padrão. Para 2022, a expectativa é que o trabalho híbrido e os espaços colaborativos na empresas abram espaço para um novo perfil de escritórios no Brasil.

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO MATERIAL DISTRIBUÍDO  NO PANORAMA DO MERCADO IMOBILIÁRIO.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA BAIXAR AS APRESENTAÇÕES DOS PALESTRANTES: 

INSTITUTO PEREIRA PASSOS

SECOVIRIO

SINDUSCON-RIO

COLLIERS

VEJA AS MATÉRIAS DIVULGADAS NA IMPRENSA:

DIÁRIO DO PORTO – Mercado Imobiliário do Rio registra leve reação em 2021

JORNAL O DIA – Secovi Rio apresenta dados e tendências para o setor em 2022