Mais de 400 pessoas estiveram presentes na cerimônia que comemorou os 100 anos do empresário Carlos Fernando de Carvalho, presidente do Conselho da Carvalho Hosken. O evento foi realizado no último sábado, dia 25, no Hilton Barra. Maurício Eiras, coordenador do Centro de Pesquisa e Análise de Informação do Secovi Rio, representou o sindicato durante a solenidade.
A celebração contou com missa em ação de graças do Padre Jorjão, bênção papal, brunch do chef Felipe Moreira, música ao vivo EntreAtto com Solistas e Trio Violino, Violoncelo e Teclado, além das presenças do prefeito Eduardo Paes, que entregou ao empresário o título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, concedido pela Câmara Municipal, e de Carlo Caiado, presidente da Câmara, entre outras autoridades.
Carioca, Dr. Carlos, como é carinhosamente chamado, é nascido em Jacarepaguá e formado na Escola Politécnica de Engenharia em 1949. Em 1951, tornou-se empresário e, aos 27 anos, fundou a Carvalho Hosken, iniciando as suas atividades com a realização de obras públicas por todo o país. A partir da década de 1960, o engenheiro começou a atuar no mercado imobiliário, desenvolvendo projetos comerciais e residenciais, com destaque para o Centro Empresarial Charles de Gaulle, um dos prédios de escritórios mais famosos do Centro do Rio. Já na Zona Sul, a assinatura de Carlos Fernando de Carvalho está em residenciais de alto padrão como o Quintas e Quintais, no Leblon, e o Classe Tornado, em Botafogo.
Todos os bairros planejados contam com empreendimentos de grande porte, obras de arte, ações sustentáveis, associações de moradores independentes e melhorias urbanas realizadas em parceria com entidades governamentais. Para se ter ideia da importância da Carvalho Hosken para a Barra da Tijuca, considerando todos os empreendimentos desenvolvidos na região, a arrecadação anual de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ultrapassa os R$ 120 milhões. E com base nos relatórios do Secovi Rio (Sindicato da Habitação), os bairros planejados respondem por 10% das transações anuais de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). São realizações que, além de gerarem emprego e renda, contribuem na arrecadação de impostos para a cidade.
O executivo, que é proprietário do Hotel Hilton Barra, acompanha com atenção os futuros projetos da empresa. Para se ter ideia, são mais 8,95 milhões de metros quadrados (m²) de potencial construtivo a realizar na região (land bank). “A trajetória do Dr. Carlos é especial e traz muitas histórias que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e da Barra da Tijuca. Acompanho o seu belo trabalho desde menino e a sua incansável vontade de construir um legado por meio de empreendimentos que oferecem um jeito único de viver e morar. Hoje, milhares de famílias têm esse privilégio graças a ele”, destaca Carlos Felipe de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken.