Secovi Rio prestigia missa em ação de graças pelos 100 anos de Carlos Fernando de Carvalho, da Carvalho Hosken

Mais de 400 pessoas estiveram presentes na cerimônia que comemorou os 100 anos do empresário Carlos Fernando de Carvalho, presidente do Conselho da Carvalho Hosken. O evento foi realizado no último sábado, dia 25, no Hilton Barra. Maurício Eiras, coordenador do Centro de Pesquisa e Análise de Informação do Secovi Rio, representou o sindicato durante a solenidade.

A celebração contou com missa em ação de graças do Padre Jorjão, bênção papal, brunch do chef Felipe Moreira, música ao vivo EntreAtto com Solistas e Trio Violino, Violoncelo e Teclado, além das presenças do prefeito Eduardo Paes, que entregou ao empresário o título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, concedido pela Câmara Municipal, e de Carlo Caiado, presidente da Câmara, entre outras autoridades.

Carioca, Dr. Carlos, como é carinhosamente chamado, é nascido em Jacarepaguá e formado na Escola Politécnica de Engenharia em 1949. Em 1951, tornou-se empresário e, aos 27 anos, fundou a Carvalho Hosken, iniciando as suas atividades com a realização de obras públicas por todo o país. A partir da década de 1960, o engenheiro começou a atuar no mercado imobiliário, desenvolvendo projetos comerciais e residenciais, com destaque para o Centro Empresarial Charles de Gaulle, um dos prédios de escritórios mais famosos do Centro do Rio. Já na Zona Sul, a assinatura de Carlos Fernando de Carvalho está em residenciais de alto padrão como o Quintas e Quintais, no Leblon, e o Classe Tornado, em Botafogo.

Todos os bairros planejados contam com empreendimentos de grande porte, obras de arte, ações sustentáveis, associações de moradores independentes e melhorias urbanas realizadas em parceria com entidades governamentais. Para se ter ideia da importância da Carvalho Hosken para a Barra da Tijuca, considerando todos os empreendimentos desenvolvidos na região, a arrecadação anual de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ultrapassa os R$ 120 milhões. E com base nos relatórios do Secovi Rio (Sindicato da Habitação), os bairros planejados respondem por 10% das transações anuais de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). São realizações que, além de gerarem emprego e renda, contribuem na arrecadação de impostos para a cidade.

O executivo, que é proprietário do Hotel Hilton Barra, acompanha com atenção os futuros projetos da empresa. Para se ter ideia, são mais 8,95 milhões de metros quadrados (m²) de potencial construtivo a realizar na região (land bank). “A trajetória do Dr. Carlos é especial e traz muitas histórias que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e da Barra da Tijuca. Acompanho o seu belo trabalho desde menino e a sua incansável vontade de construir um legado por meio de empreendimentos que oferecem um jeito único de viver e morar. Hoje, milhares de famílias têm esse privilégio graças a ele”, destaca Carlos Felipe de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken.

Confira a entrevista publicada na Revista Secovi Rio com Carlos Carvalho.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!