Em meio a tantas mudanças causadas pela pandemia do coronavírus no Brasil e no mundo, muitos profissionais e empresas tiveram que adotar novos hábitos para não deixar a produtividade cair.
Nesse momento desafiador para a ramo da saúde e para o setor econômico, é importante que trabalhadores de diferentes setores, incluindo os do mercado imobiliário, atuem com planejamento, estratégia e organização. Esse é o caminho para continuar tendo uma gestão de excelência, sem comprometer as metas e os resultados esperados.
Pensando nisso, o Secovi Rio elaborou uma lista com algumas dicas de gestão para esse período de quarentena em que muitas pessoas estão trabalhando em regime home office.
1- Se você está trabalhando de casa durante a quarentena, lembre-se de reservar um espaço apropriado para suas atividades. Nada de trabalhar do sofá ou deitado na cama com o notebook no colo. Além de prejudicar sua coluna, esse hábito pode causar preguiça e diminuir seu rendimento.
2- Caso você não tenha um escritório em casa, reserve uma mesa e uma cadeira confortável para cumprir seu expediente.
3- O local deve ser arejado, tranquilo e ter boa iluminação.
4- Converse com seus familiares para que eles entendam que, mesmo de casa, você precisa cumprir as atividades de trabalho com responsabilidade. Por isso, é importante que você não seja interrompido para resolver assuntos domésticos ou pessoais.
5- No caso dos síndicos, a recomendação é não convocar assembleias ou reuniões presenciais. O mais adequado é usar a tecnologia e realizar as reuniões por videoconferência. Plataformas como Skype e Zoom podem ajudar bastante.
6- Mantenha-se conectado ao computador, e-mail e celular para falar com colegas de trabalho sempre que necessário.
7- Gerencie seu tempo para que você não perca a organização nesse momento de quarentena. Uma boa estratégia é criar uma lista de atividades para o dia ou para a semana.
8- Defina prazos para o cumprimento das suas metas e estabeleça as prioridades. Caso você tenha uma equipe, é importante continuar delegando as tarefas normalmente e acompanhar o andamento de cada uma delas, sempre passando os feedbacks necessários.
9- Lembre-se que sua mesa de trabalho deve estar sempre organizada e limpa para reduzir o risco de improdutividade na sua rotina.
10- Nos condomínios, os síndicos devem manter os moradores e funcionários cientes das medidas de prevenção e sempre investir em uma comunicação transparente para enfrentar este momento crítico.
Lembre-se: fique em casa!