Onze das 15 ruas com maior volume de venda de imóveis residenciais de janeiro a setembro de 2020 estão concentradas na Barra e em bairros vizinhos (Recreio, Jacarepaguá, Anil e Taquara). O levantamento é do Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Sindicato de Habitação (Secovi Rio).
Os dados são relevantes para se conhecer os locais mais valorizados da cidade, o que contribui para orientar a estratégia do mercado imobiliário, explica Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio. Ele acrescenta que, após verem as negociações congeladas por quase três meses, no início da pandemia, construtoras e imobiliárias celebram o reaquecimento do setor.
— O mercado está em um momento favorável, e acreditamos que o ano que vem será melhor, ainda mais se o país tiver recuperação econômica. Em 2020, registramos o maior número de financiamentos desde 1993 — conta.
Ele diz que o resultado de áreas nobres da Zona Oeste nas vendas se deve a diversos fatores, alguns deles consequência da pandemia, que fez, por exemplo, aumentar a busca por ambientes mais amplos, dentro e fora da residência ou do escritório.
—A nossa interpretação é que as pessoas estão migrando para áreas maiores, menos densas. A região da Barra tem muitos lugares com essas características — diz Schneider.
O maior tempo em casa e o home office, que se popularizou, também levaram as pessoas a quererem mais conforto. E muitos imóveis da região usados para veraneio tornaram-se moradia, observa o executivo:
— Sem necessidade de deslocamento para o Centro da cidade, por exemplo, as rotinas e a logística se tornaram mais flexíveis.
No segmento de imóveis comerciais, a região tem cinco das 15 ruas com maior volume de vendas: três na Barra, uma na Taquara e uma no Recreio. Schneider diz que este segmento do mercado ainda não se recuperou e deve demorar mais a fazê-lo, já que muitas empresas repensaram sua estrutura física durante a quarentena, optando por torná-la mais enxuta.
— Com a dificuldade econômica do Rio, também há muitas empresas saindo daqui ou fechando. Mas, depois de um bom momento nos anos 1990, a Barra volta agora a despertar interesse nesse segmento, pela quantidade de ofertas e pela qualidade de vida, os shoppings, a praia, o lazer. É o bairro do novo carioca — afirma.
Entre os logradouros com maior volume de venda de imóveis residenciais figuraram ruas sempre valorizadas, como a Avenida Lucio Costa, na orla, e a Avenida das Américas. Houve também opções menos óbvias, como a pacata Rua Silvia Pozzano, no Recreio, e a Estrada do Engenho D’Água, no Anil, que em breve receberá o ParkShopping Jacarepaguá e onde estão sendo construído dois residenciais. Na Lucio Costa, a rua com melhor resultado na Barra, foram vendidas 150 unidades residenciais, ao preço médio de cerca de R$ 2 milhões, o valor mais alto do ranking.
Entre os comerciais, o trecho da Avenida das Américas localizado nos limites da Barra teve o melhor desempenho, com 181 imóveis negociados ao preço médio de R$ 3 milhões.
As outras ruas na cidade com mais venda de imóveis residenciais foram Estrada Cachamorra, em Campo Grande; Avenida Nossa Senhora de Copacabana e Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, e Avenida Dom Hélder Câmara, em Del Castilho. Na lista de imóveis comerciais estão: Avenida Pastor Martin Luther King Jr., em Del Castilho; Avenida Rio Branco, no Centro; Rua José Bonifácio, em Todos os Santos; Avenida Nossa Senhora de Copacabana; Rua Nicarágua, na Penha; Avenida Dom Hélder Camara, em Pilares; Rua Conde de Bonfim, na Tijuca; Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema; Rua Antonio de Abreu, em Madureira; e Rua Jardim Botânico, no Jardim Botânico.
Ruas com mais imóveis vendidos
Residenciais:
Estrada Cachamorra, Campo Grande: 199 unidades
Estr. do Engenho D’Água, Anil: 165
Avenida Lucio Costa, Barra: 150
Av. Vice Presidente José Alencar, Jacarepaguá: 146
Rua Luiz Carlos Sarolli, Recreio: 129
Estr. dos Bandeirantes, Recreio: 126
Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, Barra: 121
Estrada do Rio Grande, Taquara: 101
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Copacabana: 101
Rodrigo Melo Franco, Barra: 100
Rua 6 PAA 10993-12227 (Recreio): 93
Rua Barata Ribeiro, Copacabana: 87
Rua Silvia Pozzano, Recreio: 86
Avenida Dom Helder Camara, Del Castilho: 82
Fonte: O Globo