Secovi Rio divulga primeiros indicadores judiciais de 2021 sobre ações locatícias e condominiais

  • Por Secovi Rio -


O Secovi Rio concluiu mais um levantamento sobre os indicadores judiciais envolvendo ações locatícias e ações condominiais na cidade do Rio de Janeiro. O estudo foi feito com base em informações apuradas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e analisadas pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Sindicato.

Ações locatícias em queda

O relatório sobre as ações locatícias na cidade do Rio de Janeiro concluiu que a quantidade mensal de ações vem caindo nos últimos meses, trazendo um certo otimismo para o mercado imobiliário.

Entre 2019 e 2021, a média de casos relacionados a questões locatícias chegou a 352 no total. Na comparação com o primeiro bimestre de 2020, houve uma queda de 8,9% no início deste ano. As ações de ‘despejo por falta de pagamento’ chegaram a 58% em fevereiro de 2021, número quase 10% menor que o contabilizado em 2020.

Os outros tipos de ações locatícias mais comuns do primeiro bimestre de 2021 foram: renovatória de locação (17,6%), despejo em geral (14,7%), revisional de aluguel (6,9%) e consignatória de aluguel (2,5%).

Ações condominiais e pandemia

Houve aumento nas ações condominiais nos primeiros meses de 2021. Somente no mês de fevereiro desde ano, a cidade contabilizou o total de 763 ações relacionadas a temas condominiais, incluindo falta de pagamento e conflitos entre moradores.

O Secovi Rio acredita que este número é reflexo dos impactos da pandemia e do isolamento social, que acabaram gerando instabilidade econômica, inadimplência e mais convívio dentro dos condomínios. Uma pesquisa recente divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, apontou que o endividamento atingiu 66,7% das famílias brasileiras em fevereiro deste ano.

Para auxiliar na resolução deste tipo de problema e evitar que estes casos sejam levados à Justiça, o Secovi Rio oferece aos seus associados a Câmara de Mediação. Trata-se de uma excelente alternativa para buscar soluções envolvendo problemas na área de locação; compra e venda ou condomínio. Para saber mais, basta enviar um e-mail para mediacao@secovirio.com.br.

Veja os relatórios completos:

· Ações Condominiais

· Ações Locatícias

Para outras informações sobre indicadores do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, escreva para cepai@secovirio.com.br