Um estudo recente publicado na revista científica Public Health in Practice afirma que a campanha do Outubro Rosa, focada em promover ações de conscientização sobre o câncer de mama, é responsável por aumentar em até 40% as mamografias realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de janeiro de 2017 a dezembro de 2021, comparando os resultados dos quatro trimestres do ano. As informações coletadas apontaram alta de 33% em outubro, 39% em novembro e 22% em dezembro, em virtude da divulgação em massa da campanha.
Por este motivo, o Secovi Rio apoia e divulga anualmente orientações relacionadas ao Outubro Rosa para que cada vez mais mulheres sejam impactadas pela iniciativa.
De acordo com recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia de rastreamento anual deve ser feita a partir dos 40 anos para mulheres de risco habitual e a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco. As pacientes que apresentam qualquer tipo de sintoma devem procurar auxílio médico o mais rápido possível, inclusive as mais jovens.
Também é importante realizar o autoexame das mamas com frequência para aumentar as chances de detecção precoce da doença. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. A doença pode, ainda, causar aparecimento de pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
CARTILHA INFORMATIVA: ACESSE E DIVULGE!
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) elaborou uma cartilha para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.
Chamado de “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?“, o material busca facilitar o diálogo entre a paciente e o profissional de saúde, além de facilitar o esclarecimento de dúvidas sobre a saúde feminina.
Vale a pena conferir e divulgar em sua empresa, condomínio ou na sua família! Juntos, podemos salvar vidas!
Clique aqui para acessar a cartilha.