Reunião da CBCSI aborda tendências do mercado imobiliário, Reforma Tributária e a expectativa para o 22º Conami

No último dia 9 de dezembro, o Rio de Janeiro recebeu a última reunião de 2024 da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), órgão consultivo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O evento foi conduzido por Pedro Wähmann, coordenador da CBCSI e presidente do Secovi Rio, e reuniu representantes de destaque do mercado imobiliário nacional para discutir uma série de temas fundamentais para o setor.

Entre os tópicos abordados, destacaram-se a Reforma Tributária, o acompanhamento de proposições legislativas e as tendências do mercado imobiliário. O encontro foi uma oportunidade para aprofundar o entendimento sobre as mudanças regulatórias que podem impactar o mercado em 2025 e fortalecer a atuação do setor da habitação no cenário econômico atual.

Um dos momentos de destaque da reunião foi a divulgação dos preparativos para a 22ª edição do Congresso Nacional do Mercado Imobiliário (Conami), que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, no Recife Expo Center, em Pernambuco. Organizado pelo Secovi-PE, o evento reunirá grandes líderes do setor imobiliário para dois dias de debates, palestras e networking. Com mais de 20 palestras programadas e um público estimado de mais de mil participantes, o Conami se consolidará mais uma vez como um dos principais espaços para troca de ideias, apresentação de tendências e realização de negócios no Brasil. A última edição do evento aconteceu em 2022, em Belo Horizonte, com sucesso de público e conteúdo para os visitantes.

A CBCSI, como órgão consultivo da Presidência da CNC, desempenha um papel estratégico ao fornecer estudos e sugestões que subsidiem as ações políticas da entidade, sempre com o objetivo de fortalecer e defender as categorias do setor imobiliário e as demais que fazem parte dessa importante cadeia da economia nacional.

A reunião também abordou as normatizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), do Conselho Federal de Contabilidade e do Conselho Federal de Administração que afetam diretamente o mercado imobiliário, além do acompanhamento das proposições legislativas que podem influenciar a legislação do setor.

Para Pedro Wähmann, esse encontro reafirmou o compromisso da CBCSI e também do Secovi Rio em promover debates qualificados e propor soluções que favoreçam o crescimento do mercado imobiliário no Brasil.

“O Secovi Rio tem compromisso em estar sempre atento aos assuntos que impactam o cotidiano das empresas imobiliárias e a gestão condominial. Em um cenário dinâmico e de desafios complexos, buscamos agir de forma proativa e estratégica para atender às demandas do segmento. Sem dúvidas, o trabalho em parceria com a CBCSI tem sido fundamental para fortalecer nossa atuação”, declarou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!