Pesquisa do Secovi Rio sobre vendas de imóveis na Barra e destaque no caderno Morar Bem, do jornal O Globo

Um dos bairros do Rio com mais oportunidades para quem quer comprar um imóvel novo, a Barra da Tijuca superou a instabilidade pós-Olimpíada e, da pandemia para cá, voltou a ser um dos lugares mais queridinhos do mercado imobiliário. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram vendidas 1.241 unidades na região, número menor que o do mesmo período de 2021 (1.761), mas bem acima das vendas de janeiro a junho de 2020 (901).

— A procura por imóveis na Barra foi uma tendência forte durante e após a pandemia. É um bairro com muitas ofertas de imóveis, o que dá ao comprador condições boas de negociação—destaca o vice-presidente do Secovi-Rio, Leonardo Schneider

A preferência do comprador por imóveis no bairro foi confirmada pelos números de pesquisa recente divulgada pelo Secovi-Rio. O levantamento apontou ainda as ruas mais procuradas pelos consumidores na Barra e no Recreio dos Bandeirantes.

Dos 1.241 apartamentos vendidos de janeiro a junho, 168 ficam na Rua Rodrigo Melo Franco, no Ilha Pura, da Carvalho Hosken, bairro planejado que oferece todo tipo de comodidade para o morador. Outros 148 ficam na Avenida Lúcio Costa, de frente para o mar. Fechando a lista das cinco ruas preferidas, vêm as avenidas das Américas, Prefeito Dulcídio Cardoso e Flamboyants da Península. A gerente de Marketing da Carvalho Hosken, Yone Beraldo, confirma a liderança da Rodrigo Melo Franco.

— Lançamos duas torres naquela rua, a Millenium e a St. Michel, com apartamentos a partir de R$ 600 mil, e a procura surpreendeu pelo volume e pela rapidez nas vendas. Ainda neste ano, a incorporadora pretende fazer novos lançamentos na Ilha Pura, mantendo o logradouro em alta. Para Yone, são imóveis de alto padrão que se valorizam muito com o passar do tempo.

Vistas privilegiadas

A Avenida Flamboyants, na Península, é a quinta do ranking. Lá, a Canopus está erguendo seu quarto empreendimento, o Be.Pensínsula, que ainda tem 180 unidades à venda. E o que esse cantinho do bairro planejado tem de tão especial?

— O Be.Península tem uma combinação que os compradores adoram: vista para a Pedra da Gávea e a Lagoa de Jacarepaguá e sol da manhã. Esse é o diferencial — afirma o superintendente Comercial da Canopus, Thiago Hernandez, lembrando que não há mais terrenos disponíveis na avenida que permitam a construção de novos prédios com as mesmas condições geográficas.

Para além dos bairros planejados, há outro endereço dos sonhos para quem busca um imóvel na Barra: a Avenida Lúcio Costa. Localizada à beira-mar, ela se destaca no levantamento do SecoviRio como o segundo metro quadrado mais valorizado na região, atrás da campeã Avenida do Pepê.

— Morar de frente para o mar é um sonho de todo carioca, tanto que a valorização dos imóveis despenca entre a orla e as ruas interiores do bairro — explica o diretor da JB Andrade Imóveis, Thiago Andrade.

A incorporadora está lançando um exclusivo residencial de seis unidades na Lúcio Costa, avenida que enfrenta falta de terrenos disponíveis para novos lançamentos, como acontece também na Vieira Souto e na Delfim Moreira, na Zona Sul.

— Ainda há uma ou outra casa, mas os terrenos não oferecem condições para a construção de um prédio. A tendência é que o preço na Lúcio Costa suba cada vez mais. Daqui a pouco, será difícil encontrar um apartamento por menos de R$ 1 milhão na avenida — afirma Andrade.

 

Veja aqui a matéria completa no site do Jornal O Globo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!