Panorama 2020 reforça resiliência e evolução do mercado imobiliário na pandemia

  • Por Secovi Rio -


A apresentação do Panorama do Mercado Imobiliário 2020 foi marcada por muita informação, indicadores do setor e elogios dos participantes. O evento, que aconteceu na noite desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, foi realizado de forma totalmente online e transmitido ao vivo pelo Youtube para um público de aproximadamente 100 pessoas.

A iniciativa, promovida pelo Secovi Rio desde 2011, aborda os principais relatórios sobre de compra, venda, locação, condomínios, negociações, financiamentos e lançamentos em todas as regiões da cidade. A pesquisa auxilia empresários e consumidores na correta tomada de decisão e em fechamento de negócios estratégicos. Além disso, o Panorama também oferece à imprensa informações confiáveis apuradas pelo Cepai (Centro de Pesquisa e Análise da Informação) para entendimento do mercado imobiliário.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sindicato, Pedro Wähmann, que agradeceu aos palestrantes e ressaltou a resiliência do setor ao longo de 2020 para driblar a crise econômica e enfrentar a pandemia. Em seguida, o vice-presidente da entidade, Leonardo Schneider, falou detalhadamente sobre os indicadores de venda e locação de 2020 e sobre o comportamento do mercado nos últimos meses.

“Apesar dos desafios, o segmento imobiliário soube se reinventar e criar outras oportunidades para este novo cenário que inclui isolamento social, home office, medidas restritivas, pandemia etc. Entre março e maio de 2020, por exemplo, tivemos uma queda do preço do metro quadrado pelo susto causado pela chegada da Covid-19, mas ao longo dos meses as pessoas foram se adaptando e tendo mais confiança, o que gerou uma perspectiva promissora para o mercado imobiliário. Vimos também a importância do diálogo e da empatia nas negociações de aluguel em 2020”, disse Schneider.

O Panorama trouxe, ainda, apresentações do presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI), Cláudio Hermolin, que falou sobre lançamentos imobiliários; do CEO da Siila Brasil, Giancarlo Nicastro, que abordou os resultados do mercado de imóveis corporativos; e do Superintendente da Caixa Econômica Federal, Cláudio Martins, que destacou as iniciativas da CEF para incentivar novos projetos da construção civil a fim de ampliar o financiamento imobiliário e fortalecer a economia do país como um todo.

Na visão dos palestrantes, fatores como taxa de juros baixa, uso de recursos digitais nas negociações, novas alternativas de crédito imobiliário e continuidade da construção civil mesmo durante a pandemia contribuíram significativamente para o setor imobiliário enfrentar os desafios de 2020 com otimismo.

O projeto Reviver Centro, que prevê uma série de ações para estimular a recuperação e a modernidade da região central da cidade, também foi citado no evento como uma importante iniciativa para fomentar a economia do município, beneficiar moradores e gerar mais opções para o mercado de imóveis.

 

CONFIRA TODOS OS DETALHES DO PANORAMA 2020

APRESENTAÇÕES

NA MÍDIA

VÍDEO DO EVENTO

Para dúvidas e mais informações, envie um e-mail para: cepai@secovirio.com.br