O ano de 2024 começou com uma parceria importante do Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai) com a Prefeitura de Niterói para a apuração dos dados imobiliários da cidade, especialmente os relacionados aos empreendimentos residenciais e comerciais vendidos na região.
As informações serão obtidas por meio de dados do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), fornecidos pela prefeitura ao Secovi Rio, que conta com uma moderna estrutura de tecnologia e de estatística para realizar estudos sobre o mercado da habitação.
Vale destacar que esse trabalho já é feito desde 2021 com a Prefeitura do Rio, que também utiliza as análises do Secovi Rio para a criação de projetos e soluções focadas no desenvolvimento econômico da cidade. Esses indicadores também auxiliam empresários, compradores e investidores na tomada de decisões estratégicas.
Segundo Maurício Eiras, coordenador do Cepai, essa novidade envolvendo Niterói vai fornecer uma visão detalhada sobre a cidade. “Com os nossos estudos inéditos, será possível, por exemplo, observar as regiões, bairros, ruas e tipos de imóveis com maior número de vendas em determinado período. Além disso, poderemos estreitar o relacionamento com outras entidades do município, principalmente aquelas voltadas para o segmento condominial”, afirma Eiras.




