Secovi Rio abre XVII Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores da ABADI

Na última sexta-feira (08/11), a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI) realizou a 17ª edição do Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL). Esse ano, o evento aconteceu no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas ao longo do dia.

A abertura do evento ficou por conta de Ronaldo Coelho Neto, vice-presidente administrativo do Secovi Rio, que falou sobre o trabalho da entidade, principalmente sobre o Acompanhamento Legislativo, explicando sua importância.

“A gente, junto da ABADI e dos outros Secovis do Brasil, vai tentar explicar para os deputados os prejuízos financeiros que certos projetos de lei trazem para o bolso dos administradores e síndicos, como aquela proposta que quiseram aprovar sobre a obrigação de ter desfibrilador cardíaco nas portarias dos condomínios do Rio de Janeiro. Imaginem a confusão que isso poderia trazer? Então, é esse trabalho árduo que a gente tem que fazer”, disse o vice-presidente.

O presidente da ABADI, Carlos Samuel de Oliveira Freitas, agradeceu a participação do público e destacou a importância do ENIL para a troca de informações e atualização de todos em geral.

“Sem a participação ativa do público esse evento não teria o peso que tem. É imprescindível essa troca de ideias e conhecimentos para que, cada vez mais, a gente possa pacificar uma relação, que em outros momentos já foi tão difícil, e hoje vive momentos de paz”, comentou Samuel.

Como acontece desde a primeira edição do ENIL, Sylvio Capanema de Souza foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre a Evolução da Legislação Locatícia. O ex-desembargador, mais uma vez, encantou a plateia e não economizou no bom humor.

Em seguida, Carlos Filho, diretor nacional da VB Serviços, falou sobre Benefícios Acessíveis; Guilherme Barbalho ministrou a palestra Garantias Locatícias e Suas Atualizações; e Fernando Vieira e Rodrigo Crespo falaram sobre a Nova Regulamentação da SUSEP para o Seguro-Fiança.

Após a pausa para o almoço, Vinícius Bragança retornou com o painel Novas Modalidades da Locação Imobiliária Urbana; Maicon Tavares e Tassia Ruschel debateram sobre a Modernização nos Contratos de Locação; e André Luiz Junqueira ministrou a palestra sobre Ocupantes Antissociais e a Participação de Locatários nas Assembleias de Condomínio.

Para finalizar, o tradicional workshop jurídico reuniu, além de palestrantes, Carlos Samuel de O. Freitas e Marcelo Borges, presidente e diretor da ABADI, respectivamente, para esclarecer as principais dúvidas do público.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!