Secovi Rio lança relatório trimestral sobre o mercado imobiliário

O Secovi Rio segue acompanhando as variações no mercado imobiliário, mas agora com uma novidade: coletando novos dados que começarão a ser apresentados trimestralmente. O Cenário do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro – 1º Trimestre de 2018, que já está disponível para consulta no portal do Secovi Rio, é fruto de um investimento constante do Sindicato na melhoria do sistema de coleta de dados e na qualidade da informação.

Nesta pesquisa vamos responder a uma questão recorrente no segmento imobiliário: “Qual a diferença de preço entre o valor pedido nos anúncios de venda e o valor final escriturado?” Além disso, apresentaremos outro dado inédito: o número total de imóveis negociados ao longo dos três primeiros meses do ano na cidade do Rio e também em cada região e em alguns bairros.

Cenário do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro – 1º Trimestre de 2018

Após anos de um cenário não muito positivo, bons ventos começam a soprar no segmento de venda de imóveis residenciais em todo o país. No primeiro trimestre de 2018, o volume de crédito para aquisição de residências saltou 17,7% em relação ao mesmo período de 2017, segundo a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Em abril, a Caixa Econômica Federal reduziu juros e aumentou o limite de financiamento de imóveis usados. Trata-se da primeira redução desde 2016.

No crédito para compra de imóveis mais caros, com recursos do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o percentual passou de 11,25% para 10% ao ano, mas a taxa ainda é maior do que a de concorrentes do setor privado. O banco também elevou o teto do financiamento de imóveis usados de 50% para 70%. Também contribuíram os diversos lançamentos de empreendimentos dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, especialmente na Zona Oeste da cidade.

Clique aqui e acesse a publicação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!