Vem aí o Dia do Porteiro

Condomínios cariocas têm dado mais atenção à qualificação de porteiros

Os síndicos do Rio estão dando mais atenção à qualificação de porteiros. O perfil deste profissional, que comemora sua data em 9 de junho nacionalmente e, em 29 de Junho, apenas no Estado do Rio (Lei Estadual nº 8, de 12 de Dezembro de 1975), não tem mais a ver com o “personagem” – já estereotipado em diversos programas humorísticos – que vive de falar da vida dos outros e quebra galho pra todo mundo. Os empregados de portaria, atualmente, recebem treinamento sobre rotinas operacionais e temas relacionados à manutenção e segurança, mas também estudam sobre higiene, apresentação pessoal e ética. Até os uniformes estão mudando: muitos já usam ternos.

Se há dez anos 90% dos empregados de portaria no Rio de Janeiro eram nordestinos, atualmente esse índice está em 60%, de acordo com José Ibiapina dos Santos, diretor de Assistência Trabalhista e Previdenciária do Sindicato dos Empregados em Edifícios Residenciais, Comerciais, Mistos, Condomínios e Similares do Município do Rio de Janeiro (SEEMRJ). “Antes, as pessoas evitavam a profissão. Com o desemprego e as crises econômicas, o trabalho na portaria passou a ser interessante também para cariocas e migrantes de outros estados do Sudeste”, diz.

Ainda assim, grande parte das portarias cariocas é ocupada por trabalhadores que vieram, principalmente, dos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, com predominância dos dois primeiros. Já os cearenses dominam o ramo de comércio, restaurantes, bares e pizzarias. Além disso, é crescente o número de mulheres assumindo a função, principalmente em edifícios comerciais e shopping centers.

Sobre o foco maior em qualificação, a mudança tem a ver também com as exigências dos moradores e com a própria evolução dos condomínios, cada vez mais equipados tecnologicamente. Para o vice-presidente Administrativo e Financeiro do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), Ronaldo Coelho Netto, é fundamental investir no preparo desta mão de obra.

A entidade oferece, regularmente, cursos dentro do programa “Qualidade nos Serviços de Portaria”, que pretende colocar os profissionais de portaria nos trilhos desse novo mercado de trabalho. O curso Chefe de Portaria acontece de 11 a 14 de junho, de 13h30 às 17h15, na sede do Sindicato (Av. Almirante Barroso, 52, 9º andar, Centro). Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!