Fique em casa: veja dicas para celebrar a Páscoa com afeto e diversão

  • Por Secovi Rio -


Neste ano, a Páscoa – feriado religioso que celebra a ressurreição de Jesus Cristo -, será celebrada no próximo domingo (12), em meio à pandemia mundial de coronavírus.

No entanto, mesmo com o isolamento social, é importante não deixar a data passar em branco. Precisamos lembrar que a quarentena não é uma prisão. Estamos apenas tentando evitar um colapso no sistema de saúde. E, apesar da aflição com a saúde e com a economia do país, as famílias precisam celebrar essas datas e manter os seus rituais, seja na Páscoa, em aniversários ou qualquer outro dia comemorativo, mesmo que de forma adaptada por conta da pandemia.

É uma oportunidade para que as pessoas usem a criatividade, pratiquem a resiliência e trabalhem com suas frustrações.

Por que não, por exemplo, reunir a família virtualmente? Ou então, pedir para que as crianças escrevam cartas virtuais aos avós? Tudo isso fortalece o amor!

Cozinhem juntos e resgatem receitas de família.

Se não for possível comprar os ovos de chocolate, façam versões caseiras juntos.

Não esqueçam, também, de conversar com as crianças sobre o momento que estamos passando, mas de uma forma lúdica, sem assustá-los. As crianças têm maturidade para entender e até ajudar a dar leveza a situações difíceis.

São tantas coisas que podemos fazer…

1. Decorar a casa: que tal arrumar a casa especialmente para a Páscoa? As crianças podem ajudar nesta tarefa e, juntos, vocês vão criar um clima gostoso para a chegada do coelho. É possível montar o ninho usando cesta de palha, ráfia, cenouras e coelhos de pelúcia; e até espalhar patinhas do coelho pelos cômodos usando farinha de trigo.

2. Caça aos ovos: esconda-os pela casa e prepare uma trilha de pistas por onde o coelho tenha passado. Vale fazer pegadas de farinha de trigo e espalhar pedaços de algodão, rodelas de cenoura e bombons. Você pode deixar, ainda, papéis com dicas de onde estejam os chocolates.

3. Bolsinha de coelho: reúna os pequenos para confeccionarem juntos uma bolsinha no formato de um coelho. Além de lúdica, a atividade vai entretê-los e diverti-los!

4. Orelhinhas do coelho: as crianças vão adorar se fantasiar de coelho! Para montar a fantasia, não podem faltar as orelhinhas! Peça para seu filho participar da confecção, ele vai adorar!

Seja como for que você escolha passar sua páscoa desejamos que seja com amor , fé e união!

Quanto antes nos distanciarmos, antes nos abraçaremos.

Isso vai passar!