Humanidade já extrapolou o estoque de recursos naturais deste ano

  • Por Secovi Rio -


No dia 1º de agosto, a humanidade terminou com o estoque de recursos naturais para o ano inteiro, de acordo com a Global Footprint Network, uma organização internacional de pesquisa. Essa data é chamada Dia da Sobrecarga da Terra – o momento em que a demanda anual da humanidade em relação à natureza ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres naquele ano. Em outras palavras, a humanidade está utilizando a natureza de forma 1,7 vez mais rápida do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. Isso é como se usássemos 1,7 planeta Terra.

A Global Footprint Network calcula o Dia da Sobrecarga da Terra todos os anos usando o cálculo de Pegada Ecológica, que inclui todas as diferentes demandas sobre a natureza, como a de alimentos, madeira e fibras (algodão); absorção de emissões de carbono da queima de combustíveis fósseis; além de construções, estradas e demais infraestruturas. O dia 1º de agosto é o Dia da Sobrecarga da Terra mais cedo desde a década 1970, quando o mundo começou a esgotar os estoques do planeta antes de acabar o ano.

Quer saber mais sobre o assunto? Visite o blog Condomínios Verdes, do Secovi Rio.

Sobre o blog Condomínios Verdes

Criado em 2013, ele é meio de comunicação do Secovi Rio para compartilhar dicas, notícias e informações relevantes sobre sustentabilidade. Queremos manter os leitores informados sobre práticas sustentáveis no mercado imobiliário, contribuindo para reduzir o impacto no meio ambiente e, ao mesmo tempo, diminuir os gastos do seu condomínio.