Energia solar cresce no Brasil

  • Por Secovi Rio -


Nos 12 e 13 de junho, foi realizada, no Rio de Janeiro, mais uma edição do Brasil Solar Power, o maior evento do setor fotovoltaico do país. Durante os dois dias de evento, diversas autoridades e especialistas debateram assuntos diversos sobre o tema e apresentaram dados que demonstram forte crescimento da energia solar no Brasil, bem como em boa parte do mundo.

O ano de 2017 foi especial para o setor fotovoltaico. Apenas no ano passado, o Brasil instalou 0,9GW de capacidade e, em 2018, a energia solar ultrapassou a marca de 1,5 gigawatt de capacidade instalada. Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já figura entre os 30 países com mais de 1GW instalado de energia solar. Ainda segundo a Absolar, o país deverá fechar o ano com 2,4GW.

Os consumidores residenciais são, disparados, os que mais procuram a fonte solar como alternativa para abastecimento elétrico, sendo responsáveis por 77,4% do total de sistemas instalados no país. Para se ter uma ideia, em 2017, a energia solar abastecia cerca de 60 mil residências no país e agora, em 2018, este número saltou para 633 mil.

Quer saber mais sobre o tema? Leia no blog Condomínios Verdes, do Secovi Rio.