Economize água na piscina do condomínio

  • Por Secovi Rio -


Basta o final do ano se aproximar para que o calor chegue junto. Com o verão cada vez mais próximo e a temperatura subindo, a piscina do condomínio passa a ser uma excelente opção de lazer.

Refrescar-se naquela água geladinha é uma boa solução para amenizar o calor escaldante de algumas cidades. Mas, para aproveitar a piscina de forma mais sustentável, é preciso tomar algumas atitudes essenciais. Confira a seguir.

Cubra a piscina:

A evaporação é um dos principais fatores que causam desperdício de água nas piscinas. Para evitar que isso aconteça, cubra a piscina com uma lona ou capa sempre que ela não estiver em uso. Além de reduzir a evaporação de 30% a 50%, a cobertura ajudará a manter a piscina limpa e a temperatura da água constante.

Fique atento a possíveis vazamentos:

Os vazamentos são grandes vilões de desperdício de água nos condomínios e, na piscina, não é diferente. Uma dica bacana é acompanhar o nível da água da piscina e, caso ele apresente uma queda brusca, pode haver vazamento.

Vale lembrar que, em dias muito secos e quentes, é comum o aumento da evaporação e, consequentemente, a diminuição do nível da água, que pode cair até 5cm.

Ainda na dúvida? Faça o teste do balde:

Às vezes, encontrar um vazamento não é tarefa fácil, mas um teste muito simples pode ajudar nessa missão. Siga os passos abaixo:

Pegue um balde, encha-o com água da piscina e marque seu nível com uma caneta.

Use a mesma caneta para marcar o nível da água da piscina.

Coloque o balde ao lado da piscina por um período de 24 a 48 horas.

Após este período, verifique os níveis de água. Se a água da piscina baixou muito mais do que a do balde, possivelmente há um vazamento.

Leia o texto completo no blog Condomínios Verdes.

(Secovi Rio)