Os consumidores de energia elétrica no Rio de Janeiro começarão a sentir um aumento significativo em suas contas de luz neste mês de setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a ativação da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que prevê um acréscimo de R$7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Setembro será o primeiro mês em mais de três anos que a bandeira tarifária vermelha patamar 2 é acionada.
De acordo com a ANEEL, a principal razão para o acionamento da bandeira vermelha é a previsão de chuvas abaixo da média histórica para setembro, o que reduziu a afluência nos reservatórios das hidrelétricas para cerca de 50% abaixo do esperado. Como resultado, o sistema elétrico precisou recorrer ao uso de termelétricas, que possuem custos operacionais mais elevados do que as hidrelétricas.
Preocupação dos Conselhos de Consumidores da Light e da Enel Rio
Os Conselhos de Consumidores da Light e da Enel Rio expressaram suas preocupações com o impacto financeiro desta medida nas contas dos consumidores fluminenses. Segundo representantes dos Conselhos, a situação é alarmante, especialmente para famílias de baixa renda e pequenas empresas, que já enfrentam dificuldades com o custo de vida elevado.
“A situação está crítica. A falta de chuvas resultou na necessidade de acionamento das termelétricas, impactando a bandeira tarifária. Isso afeta diretamente o bolso dos consumidores, que devem se preparar para contas mais altas neste mês e talvez nos próximos meses”, afirmou Carlos Eduardo Dair Coutinho, presidente do Conselho de Consumidores da Light.
Já o presidente do Conselho de Consumidores da Enel Rio, Ezaquiel Siqueira destacou a possibilidade do aumento da inadimplência. “A verdade é que qualquer custo adicional na conta de energia afeta firmemente todos os consumidores, que já aguentam aumentos para valores tão altos”. Siqueira destacou ainda a importância do trabalho realizado pelos Conselhos junto ao Governo Federal para tirar das subsidiárias das contas de energia. “Não suportamos mais absorver custos. Para nós, qualquer desconto conta para o consumidor”.
Dicas para Redução do Consumo de Energia
Com a bandeira tarifária vermelha em vigor, o Conselho de Consumidores da Light e da Enel Rio recomendam aos consumidores adotarem práticas para reduzir o consumo de energia e minimizar o impacto nas contas. Entre as principais orientações estão:
Uso moderado do ar-condicionado: Em dias de calor intenso, utilize o ar-condicionado de forma consciente, evitando temperaturas muito baixas e desligando o aparelho quando não estiver em uso.
Ajuste do chuveiro elétrico: Utilize a função “verão” no chuveiro elétrico para economizar energia, e limite o tempo de banho.
Acumule roupas para passar e lavar: Concentrar o uso da máquina de lavar e do ferro de passar em uma única ocasião pode ajudar a reduzir o consumo de energia.
Atenção a aparelhos de alto consumo: Evite o uso excessivo de aparelhos que funcionam por resistência, como sanduicheiras e airfryers, que consomem muita energia.
Expectativas para o Futuro
A expectativa é de que a situação climática continue a influenciar as tarifas de energia nos próximos meses. Coutinho, presidente do Conselho de Consumidores da Light, enfatiza a importância de um planejamento energético sustentável e investimentos em fontes de energia renováveis, como solar e eólica, para reduzir a dependência das termelétricas e minimizar os impactos financeiros para os consumidores.
“Para os próximos meses, os consumidores devem continuar atentos às previsões tarifárias e buscar maneiras de reduzir seu consumo energético para garantir um alívio financeiro em tempos de aumento das tarifas”, finaliza.
Fonte: EU, RIO