O Conselho Comunitário de Segurança – Centro Histórico e Lapa realizou, no fim de abril, uma reunião na sede do Secovi Rio para moradores, síndicos e empresários da região.
O evento tem o objetivo de debater as principais demandas da área Central com representantes da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Polícia Civil e de outros órgãos responsáveis por manter a proteção e a qualidade de vida na região da Lapa e do Centro da cidade.
Um dos momentos de destaque da reunião foi a palestra da líder operacional Glória Maria Bastos Barreto, coordenadora da Ronda Maria da Penha da GM-Rio, sobre o aumento da violência doméstica na cidade. Na ocasião, foram apresentados dados da Delegacia de Atendimento à Mulher e as políticas realizadas na cidade para oferecer suporte às vítimas.
No fim da reunião, os participantes debateram sobre o excesso de barulho e a falta de ordenamento nas ruas da Lapa, o que acaba afetando a rotina e a segurança dos moradores no dia a dia.
Clique aqui para ver o vídeo completo da reunião.
Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) do Rio de Janeiro funcionam como canais de comunicação entre a sociedade civil e o poder público, atuando como colaboradores voluntários e compromissados para redução da violência, da criminalidade e para a paz social em diferentes áreas da cidade.
Para saber mais sobre o trabalho do Conselho Comunitário de Segurança – Centro Histórico e Lapa, envie um e-mail para segurancacentro@gmail.com.