Concessionárias de água, luz e gás do RJ e SP se antecipam ao Desenrola e negociam dívidas. Veja condições

Após bancos iniciarem o programa federal, empresas de água, luz e gás começam a fazer acordos com inadimplentes

Concessionárias de água, energia e gás do Rio e de São Paulo decidiram se antecipar ao programa Desenrola Brasil, do governo federal, e já renegociar as dívidas dos consumidores. Seja graças a campanhas próprias ou por meio do mutirão Renegocia! — iniciado há duas semanas pela Secretaria Nacional do Consumidor —, as empresas vêm registrando aumento na procura por acordos. Em apenas uma companhia foram realizadas mais de 20 mil repactuações de contas em atraso em três dias.

Diferentemente do Desenrola Brasil, que na fase atual inclui apenas dívidas bancárias, o Renegocia! permite não só fazer acordos com bancos, mas obter melhores condições para sanar dívidas com concessionárias de serviços e varejistas. A iniciativa, que começou em 24 de julho e vai até o próximo dia 11, conta com apoio de 900 Procons, Defensorias e Ministérios Públicos.

Em São Paulo, a Sabesp, companhia de água e esgoto, além de aderir ao Renegocia!, lançou no último dia 31 um mutirão próprio de renegociação, que vai até 30 de setembro. A empresa acredita que cerca de 250 mil acordos devem ser firmados no período. Nos três primeiros dias, 23 mil parcelamentos foram feitos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!