A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou o Relatório Anual das atividades da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) referentes ao ano de 2024. O documento apresenta um panorama das principais iniciativas e discussões conduzidas ao longo do ano, abordando temas relevantes para o setor imobiliário e seus desafios futuros.
Sob a coordenação geral de Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, a CBCSI realizou reuniões nos meses de abril e dezembro, reunindo representantes do setor para debater questões estratégicas. De acordo com o relatório, 93% dos participantes avaliaram os debates como “ótimos”, demonstrando a relevância dos temas discutidos.
Dentre os principais assuntos abordados ao longo de 2024, destacam-se:
- Mercado de locação e suas perspectivas;
- Dívida fiscal e a penhora de imóveis;
- Reforma tributária;
- Condomínios edilícios e seus desafios;
- Normatizações da ABNT;
- Cobrança assistencial de 2024;
- Encontro de executivos do Secovi;
- Expectativas para o 22º Conami, que será realizado em Recife, em outubro de 2025.
O documento também reforça a importância do diálogo entre diferentes instituições do mercado imobiliário para fortalecer a Cadeia Produtiva da Habitação como um todo.
Além do setor imobiliário, o relatório destaca o trabalho realizado por outras Câmaras Brasileiras de Comércio e Serviços, abrangendo áreas como combustíveis, construção, comércio exterior, produtos farmacêuticos, gêneros alimentícios entre outras.
Para acessar o relatório completo, acesse aqui.