Por: Camilla Rua, jornalista no Secovi Rio
O Cenário do Mercado Imobiliário de Niterói foi o foco do evento realizado nesta quinta-feira (7) pelo Secovi Rio (Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro), na sede da ADEMI-Niterói, no bairro São Domingos, com cerca de 100 profissionais do setor, entre eles, investidores, corretores e especialistas. O objetivo foi apresentar os principais indicadores da região, discutir oportunidades de negócios e traçar as perspectivas para o mercado de locação e venda.
O evento contou com uma série de palestras nas quais foram abordados dados atualizados sobre a economia local, o impacto da infraestrutura na valorização dos imóveis e as tendências do mercado para o próximo ano. Especialistas discutiram as áreas mais promissoras para investimentos e os setores com maior demanda tanto para compra quanto para aluguel, além das projeções para o crescimento da cidade nos próximos anos.
Bruno Serpa Pinto, advogado, vice-presidente da ADEMI-Niterói e CEO da SPIN Inovações, abordou as oportunidades de negócios, as políticas que impactam o mercado e o cenário de vendas e lançamentos no município. Luiz Cláudio Moreira, CEO da Self Adm, compartilhou insights sobre a administração de empreendimentos imobiliários na região, captação de clientes e os desafios do setor de locação.
De acordo com os palestrantes, Niterói segue como um polo de interesse para compradores e investidores, destacando-se por sua localização estratégica, qualidade de vida e melhorias contínuas em infraestrutura, o que tem impulsionado o setor imobiliário na cidade. O mercado de aluguel também foi destaque, com a crescente demanda por imóveis nas regiões centrais e nas áreas mais próximas à orla, como os bairros de Icaraí e Boa Viagem, na Zona Sul.
Juan Rodrigues, Subsecretário da Fazenda de Niterói, discutiu as implicações fiscais e tributárias do setor imobiliário no município. O evento contou, ainda, com a participação especial de Emilio Izquierdo, CEO da Maraey, para falar sobre o primeiro projeto de uso misto da América do Sul, construído em Maricá, cidade vizinha de Niterói.
A expectativa do Secovi Rio, que atua no setor da habitação desde 1942 como representante oficial dos condomínios e das administradoras de imóveis, é promover ainda mais visibilidade para Niterói, permitindo uma maior integração entre profissionais do setor e oferecendo insights valiosos para o desenvolvimento do mercado local. Além disso, o Secovi Rio ressalta a importância de acompanhar os indicadores da cidade para identificar as melhores oportunidades de negócio.
Para o vice-presidente do Secovi Rio, Leonardo Schneider “a realização de eventos como o Cenário do Mercado Imobiliário é fundamental para que possamos entender as dinâmicas do mercado local e oferecer ao público as informações necessárias para tomar decisões assertivas e lucrativas”. No evento, Schneider apresentou dados inéditos dos últimos anos apurados pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio. “Desde a pandemia, o setor imobiliário vive um momento favorável. Tivemos o impacto do home office, do trabalho híbrido, da busca das pessoas por mais qualidade de vida. Tudo isso reflete na busca por imóveis e na valorização de algumas regiões, como Niterói”, explicou.
Sobre o Cenário do Mercado Imobiliário
Realizado anualmente pelo Secovi Rio (Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro) e segmentado por várias regiões, o Cenário do Mercado Imobiliário – Niterói teve apoio institucional da ABADI (Associação Brasileira de Administradora de Imóveis) e da Fecomércio, além do patrocínio das empresas Bem Mais Benefícios, Claro, Grupo Haganá, Sam’s Club, Sem Parar, Sicredi, Sindistal e RS Serviços.
CONFIRA AS MATÉRIAS SOBRE O EVENTO NA IMPRENSA:
A Seguir Niterói:
Boom imobiliário: Niterói terá 30 lançamentos em 2025, mais do que o dobro de 2024
Cidade de Niterói.com:
Evento reúne especialistas do mercado imobiliário em Niterói