As tendências do mercado imobiliário foram debatidas na reunião da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que ocorreu, de forma virtual, no dia 29 de março.
O coordenador da CBCSI e presidente do Secovi-RJ, Pedro Wähmann, celebrou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que é constitucional a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação, seja comercial, seja residencial.
Na votação da corte, prevaleceu o entendimento do relator, ministro Alexandre de Moraes, para quem a possibilidade de penhora do bem não viola o direito à moradia do fiador, que exerce seu direito à propriedade ao oferecer seu imóvel como garantia contratual de livre e espontânea vontade, com plena consciência dos riscos decorrentes de possível inadimplência.
Outros destaques da reunião da CBCSI em 29/03/2022:
Perspectivas do segmento imobiliário de locações: sobre as perspectivas para o mercado de locação de imóveis, o presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/SC e coordenador de Locação da CBCSI/CNC, Leandro Ibagy, afirmou que foi possível observar um crescimento das carteiras locatícias nos últimos dois anos e a tendência se mostra viva em 2022.
Tendências da administração condominial: o presidente do Secovi Pernambuco e coordenador da área de Condomínios da CBCSI, Marcio Gomes, falou sobre as tendências da administração condominial. Segundo o coordenador, uma ferramenta que vem ganhando espaço no mercado é a oferta de serviços e produtos para os condôminos e não apenas para o condomínio, com bons resultados financeiros, como fornecimento de energia fotovoltaica, serviços de manutenção nas unidades privativas, seguros e outros.