Percurso de 1km pela orla será embalado por trio elétrico. Chegada na esquina da Rua Santa Clara terá intensa programação que segue ao longo do dia.
Após dois anos suspensa em seu formato presencial por conta da pandemia, a Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa está de volta a seu modelo original. Ela acontece no dia 13 de novembro (domingo), a partir das 9h, na orla de Copacabana. Realizador do evento, o Sesc RJ estima reunir cerca de 5 mil pessoas com o objetivo de sensibilizar a população fluminense sobre as vivências, os desafios e os direitos das pessoas idosas.
Trazendo nesta 5ª edição o tema “Pelo Direito de Envelhecer”, a atividade será protagonizada pelos participantes do Trabalho Social com Idosos (TSI), projeto realizada nas unidades do Sesc RJ. A participação na caminhada, no entanto, é aberta a todos os interessados, incluindo pessoas com menos de 60 anos.
Percurso embalado por trio elétrico
A concentração e o alongamento coletivo ocorrerão às 9h, na altura da Rua Fernando Mendes (entre Postos 2 e 3), de onde o grupo sai às 9h40 em caminhada de 1km pela Avenida Atlântica. O percurso, com duração aproximada de 50 minutos, será embalado por um trio elétrico e tem como ponto de chegada a esquina da Avenida Atlântica com a Rua Santa Clara.
No local, haverá uma programação com atividades esportivas, educativas, culturais e de lazer que se estenderá até as 15h30. Elas estarão organizadas em estações temáticas que versarão sobre saúde, sexualidade, relacionamentos afetivos, direitos dos idosos, violências contra a pessoa idosa, tecnologia e inclusão digital, entre outros. A programação conta ainda com uma edição especial do Circuito Sesc de Dança de Salão, uma agenda de bailes de idosos que acontece nas unidades do Sesc e que, neste domingo, será ao ar livre.
“Além de provocar debates de grande relevância como as múltiplas violências contra a pessoa idosa, a Caminhada contribui para a desconstrução da imagem padrão do idoso, marcada por estereótipos e preconceitos, ao tratar sobre direito à cidade, ao lazer, ao trabalho, ao esporte, às relações afetivas, apresentando novas possibilidades de velhice e de envelhecimento”, explica a gerente de Assistência do Sesc RJ, Thaís Castro.
O evento é gratuito, mas o Sesc RJ pede a contribuição solidária de 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc RJ, iniciativa que recolhe alimentos de doadores e os repassa a entidades socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos e asilos.
SERVIÇO
5ª Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa
Dia 13/11/2022 – Orla de Copacabana – Rio de Janeiro
Concentração e alongamento: 9h (altura da Rua Fernando Mendes, entre Postos 2 e 3)
Largada: 9h40
Chegada: 10h30 (altura da Rua Santa Clara)
10h30 às 15h30: Estações temáticas com programação diversa com o tema “Pelo direito de envelhecer”
11h: Circuito Sesc de Dança de Salão: apresentação da Banda Gafieira Sanfonada e bailarinos
Mais informações: www.sescrio.org.br