Boleto falso da Light: concessionária faz alerta para consumidores sobre golpes

A concessionária de energia Light identificou nesta semana a existência de um site externo criado por golpistas, muito parecido com a agência virtual da companhia, para enganar os consumidores.

Na página falsa, o usuário é induzido a preencher informações pessoais, como o número do CPF e o endereço, para gerar um boleto de uma suposta fatura de energia. Ao efetuar o pagamento, o valor vai para a conta de criminosos e não para a empresa de energia, gerando danos tanto para o cliente quanto para a empresa.

Segundo a Light, o consumidor deve ficar atento porque o nome do beneficiário descrito no documento não é a Light, mas sim, o do estelionatário.

Ainda de acordo com a companhia, os criminosos compraram anúncios no Google para induzir o cliente ao erro, caso ele procure por algum serviço da empresa.

Em nota enviada à imprensa, a Light alerta que já tomou as medidas cabíveis.

“Apesar de ser um problema externo, sobre o qual a empresa não tem controle, a Light já abriu um boletim de ocorrência na Polícia Civil e acionou o Google para denunciar a publicidade que leva até o site falso”. Para diminuir as chances de cair em golpes, os consumidores devem acessar o endereço seguro e verificado da Agência Virtual da Light, onde é possível emitir a segunda via de conta e outros serviços.

Um boletim de ocorrência na Polícia Civil foi aberto
Acima, imagens do site criado por golpistas e da página oficial da Light. Para evitar armadilhas, o cliente deve checar o endereço correto da empresa.

Outro canal de comunicação entre a Light e seus clientes é a Lia, a representante virtual da empresa no WhatsApp. Basta o consumidor salvar na agenda de contatos do celular o número 21-99981-6059.

Outra dica para o consumidor é conferir antes de realizar qualquer pagamento o nome do beneficiário que está descrito no boleto. No caso da Light, o beneficiário correto é LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S A.

Vale lembrar que, caso o cliente caia neste tipo de golpe, ele deverá entrar em contato com o banco para a abertura de contestação/reclamação.

Nas redes sociais, a Light também divulgou posts com orientações de segurança para os consumidores:

 

 

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