Administração de Condomínios

  • Por Secovi Rio -


O CURSO MAIS COMPLETO DO MERCADO!

Aproveita a oportunidade de fazer o curso mais completo do mercado – são 127 horas de aulas com professores com experiência prática. Se você quer atuar em administração condominial, seja como síndico morador ou profissional, seja como profissional de administradoras de condomínios, faça o curso do Secovi Rio e obtenha os conhecimentos que farão você se diferenciar em um dos mercados que mais cresce no setor imobiliário.

Público alvo: síndico morador, pessoas que prestam ou querem prestar serviço de síndico, subsíndicos, conselheiros fiscais, funcionários de administradoras de condomínios e pessoas interessadas em atuar na área.

O que você vai aprender: conhecer as questões jurídicas, administrativas, financeiras para a eficiência e eficácia da gestão condominial. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para a administração de condomínios. Desenvolver habilidades de comunicação para oferecer serviço de síndico para condomínios e para melhor interação com condomínios e administradoras.

Certificação Internacional: Único curso do Rio de Janeiro que oferece a possibilidade do aluno obter a certificação ARM – Accredited Residential Manager (Gestor de Propriedades Certificado) do IREM – Institute of Real Estate Management, maior entidade do mundo em gestão de propriedades*.

 

MÓDULO 1 – NORMAS LEGAIS 

  • Legislação Condominial, Convenção e Regulamento Interno.
  • Assembleias Condominiais: Atas, Registros de ocorrências nos Condomínios e Responsabilidade Civil dos condomínios e dos síndicos.
  • Direito do Trabalho Aplicado ao Condomínio.

 MÓDULO 2 – DESPESAS CONDOMINIAIS 

  • Folha de pagamento / Cálculos trabalhistas
  • Previsão Orçamentária para Condomínios
  • Despesas Condominiais, Inadimplência e Penalidades

MÓDULO 3 – ADMINISTRAÇÃO CONDOMINIAL 

  • Rotinas Administrativas em Condomínios
  • Manutenção Predial e Gerenciamento de Riscos
  • Excelência no Atendimento ao Cliente
  • Administração de Conflitos em Condomínios

MODULO 4 – COMUNICAÇÃO

  • Marketing de Serviços
  • Marketing Pessoal (Personal Branding)
  • Comunicando-se de forma eficiente com condôminos e com sua administradora

 

PROGRAMA DO CURSO DETALHADO

MÓDULO 1 – NORMAS LEGAIS 

1.1 Legislação Condominial, Convenção e Regulamento Interno. 

Conteúdo: fração ideal, partes comuns e privativas. Direitos e deveres dos condôminos. Divisão das despesas. As multas e o condômino antissocial. Vaga de garagem. Obras. Importância e utilização dos Instrumentos de regulamentação do condomínio.   Matérias tratadas na Convenção de Condomínio. Regulamento Interno, como é feito e quando utilizá-lo. Matérias surgidas posteriormente, como inseri-las no Regulamento Interno.

1.2 Assembleias Condominiais: atas, Registros de ocorrências nos Condomínios e Responsabilidade civil dos condomínios e dos síndicos.

Conteúdo: convocação – aspectos importantes, instalação e funcionamento. Assembleias Ordinárias e Extraordinárias. Simulação de uma assembleia condominial. Quóruns de deliberação. Direitos do condômino inadimplente. Como redigir uma ata clara e objetiva evitando futuros problemas para o Condomínio. As vantagens da ata notarial na elaboração da Convocação.

Responsabilidade Subjetiva e Objetiva. Responsabilidade por Fato de Outrem. Pressupostos da Responsabilidade Civil: Conduta humana / Dano / Nexo de causalidade / Dolo, culpa ou abuso de direito. Os Principais Artigos do Código Civil Aplicáveis ao Condomínio. A Jurisprudência no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

1.3 Direito do Trabalho Aplicado ao Condomínio.     

Conteúdo: aplicação da legislação previdenciária e trabalhista pertinente às rotinas de admissão, acompanhamento e desligamento de pessoal do condomínio; Contrato de trabalho; Registro; Jornada de trabalho; Benefícios sociais; Base tributária; Rescisão contratual; Documentação e fiscalização; Súmulas e jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho; Justiça do Trabalho.

MÓDULO 2 – DESPESAS CONDOMINIAIS 

2.1 Folha de pagamento / Cálculos trabalhistas.

Conteúdo: folha de Pagamento: requisitos Mínimos e lançamento. Parcelas Salariais- discriminação dos adicionais. Adiantamentos Salariais: limite, implicações nos Encargos Sociais. Valor do Salário. Horas Extras, Noturno, Insalubridade, Periculosidade. Adicionais Previstos em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho. Faltas e Atrasos: Descontos: Apuração e Discriminação. Repouso Semanal Remunerado. Dia de Repouso Trabalhado. Férias: direito, antecipação e fracionamento. 13º Salário: Direito; 1ª e 2ª Parcelas: Valor, Integração dos Adicionais. Vale-Transporte: Custeio: Base de Cálculo. Salário-Família: Direito. Salário-Maternidade. Anual: lançamento em Folha de Pagamento para efeitos de Incidências de INSS e FGTS. Descontos Previstos e não Previstos. Férias, 13º Salário e Verbas Rescisórias na Folha de Pagamento. Identificação das Parcelas Legais para efeitos de Incidências Legais de impostos (INSS, FGTS). Tabelas: INSS; IRRF; FGTS, salario Família;  seguro desemprego e de faltas nas férias; Quadro de incidência de nas verbas (INSS, IRRF e FGTS); Quadro de direitos e obrigações; Relação de alíquota dos códigos do FPAS;

2.2 Previsão Orçamentária para Condomínios.

Conteúdo: despesas contratadas e a contratar; Condomínios com perfis diferentes: com funcionários fixos, com terceirizados, com ou sem área de lazer (piscina, sauna, play) etc. Despesas ordinárias; Despesas extraordinárias previstas em Convenção de Condomínio e no Acordo Coletivo; O peso de cada despesa no orçamento do condomínio: pessoal, água, luz, contratos de manutenção e outros; Como prever o próximo ano.

2.3 Despesas Condominiais, Inadimplência e Penalidades.

Conteúdo: natureza das despesas condominiais, classificação e forma de rateio entre os condôminos; Efeito da inadimplência por parte do condômino; Inadimplência (forma de cobrança das penalidades e demais efeitos); Como combater a inadimplência; Limites do Síndico para aprovação de algumas despesas extraordinárias; Despesas condominiais (natureza jurídica e classificação); Fração ideal de terreno e ligação com as obrigações condominiais; Forma de criação das despesas condominiais (competência administrativa e das Assembleias); Penhorabilidade do imóvel do devedor. Comportamento antissocial ligado à inadimplência; Despesas úteis, necessárias e voluntárias (diferenças, competências, direitos e deveres do síndico e condôminos).

MÓDULO 3 – ADMINISTRAÇÃO CONDOMINIAL 

3.1 Rotinas Administrativas em Condomínios.

Conteúdo: visão do mercado de administração de condomínios; Tipos de condomínios imobiliários; Mercado consumidor: tamanho e potencial não explorado; Modelos de administração de condomínios; Contas a receber: autonomia do síndico, rateio ordinário e extras, composição do orçamento; Contas a pagar: procedimentos para contratação, acompanhamento e liquidação, documentos legais, impostos e responsabilidade solidária; Arquivamento de Documentos Fiscais; Preparando a prestação de contas ao condomínio; Preparando, convocando, assistindo e relatando assembleias.

3.2  Manutenção Predial e Gerenciamento de Riscos.  

Conteúdo – Manutenção Predial: a manutenção como uma estratégia; Objetivos da manutenção: investimento ou despesa; Benefícios da manutenção; Tipos de manutenção. Planejamento e monitoramento da manutenção. Fiscalização, vistoria e inspeção. Questões ambientais. Equipamentos e instalações. Fachadas, caixas d´água, desinsetização, incêndio, vistoria. Normas Regulamentadoras (NRs). Atestados. Segurança. Acessibilidade. Gerenciamento de Riscos: planejamento do gerenciamento de riscos; Análise qualitativa e quantitativa de riscos; Planejamento de respostas a riscos; Monitoramento e controle de riscos; Normas técnicas e regulamentadoras. Segurança Condominial. Seguros.

3.3 Excelência no Atendimento ao Cliente.

Conteúdo: atitude e mudança de hábitos; Ética no atendimento ao cliente; Dividas zero; Atendimento de Excelência; Características do serviço; Trabalho de Equipe; Comunicação; Abordagem assertiva; Estilos Comportamentais; Manejos de objeções; Atendimento Telefônico.

3.4  Administração de Conflitos em Condomínios.

Conteúdo: prevenindo conflitos. Administrando e mediando os conflitos. O trabalho em equipe. Resistência à frustração. Relacionamento interpessoal. Comunicação e Negociação.

MÓDULO 4 – Comunicação 

4.1 Marketing de serviços

Entender as características básicas de um serviço e como se diferenciam de produtos. Tipos de serviço. Modelo de gaps. Hora da verdade.

4.2 Marketing Pessoal 

Princípios básicos sobre marcas. O que é uma marca pessoal. Como gerir sua marca pessoal. Como utilizar mídias sociais para vender seus serviços.

4.3 Comunicando-se de forma eficiente com condôminos e com sua administradora

Problemas de informação e “rádio corredor”; problemas com a linguagem utilizada. Comunicação como ferramenta de gestão. Técnicas e ferramentas modernas de comunicação.

* Para quem obtiver o certificado do curso e preencher os pré-requisitos necessários para certificação.

 

Carga horária: 127 horas

Período: 01 de Julho à 01 de outubro

Horário: 2ª, 3ª e 4ª feira, das 18h às 21h

Local: Secovi Rio (Av. Almirante Barroso, 52 / 9º andar – Centro).

(Em casos excepcionais, a Unisecovi Rio reserva-se o direito de alterar datas previstas de aulas.)

 

Observações: 

– Os materiais didáticos do curso serão enviados exclusivamente por meio digital.

– Em razão do quórum mínimo para realização dos cursos, reservamo-nos o direito de transferi-los ou cancelá-los.

– Embora a maior parte das aulas aconteçam às segundas, terças e quartas-feiras, algumas aulas podem acontecer às quintas feiras;

– Para obtenção do certificado do curso é necessário ter 75% de presença por matéria;

– Caso o aluno cancele por iniciativa própria o curso antes do seu término, o Secovi Rio irá ressarcir 50% do valor das aulas que ainda faltarem no calendário de aulas, a contar da data da solicitação de cancelamento.

– Metodologias dinâmicas, participativas, através de vivências, exercícios e estudos de casos.

 

INVESTIMENTO: 

Contribuintes Secovi Rio: R$ 1.958,92     Demais Interessados: R$ 2.798,45

Forma de Pagamento: boleto bancário ou cartão de crédito.

– Para pagamento realizado na sede do Secovi Rio, o valor do curso pode ser parcelado em até 3 vezes sem juros no cartão de crédito ou boleto bancário; e de 4 a 12 vezes com juros somente no cartão de crédito.

– Para pagamento realizado online, o valor do curso pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito e em até 3 vezes sem juros no boleto bancário.

INSCREVA-SE

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: (21) 2272- 8000

 

CURSOS IN COMPANY – Sob medida para sua Empresa ou Condomínio. Consulte-nos!