A construção civil diante da pandemia: veja medidas adotadas pelo setor

  • Por Secovi Rio -


Diante da pandemia do novo coronavírus, a Construção Civil adotou diversas medidas visando a segurança e o bem estar do trabalhador, sem que tenham que paralisar suas atividades. Medidas sanitárias mais rígidas e vistorias às obras com o objetivo de prevenir a propagação do vírus estão sendo realizadas pelo Seconci-Rio, capitaneado pelo Serviço de Atendimento à Obra (SAO). Equipes treinadas têm visitado os canteiros para realizar o controle sobre condições de higienização das áreas comuns e ori entar os trabalhadores quanto às medidas de prevenção, uso de EPIs e cuidados no deslocamento casa- trabalho. Nas vistorias também estão sendo distribuídos materiais educativos como cartazes e flyers. As empresas que desejarem agendar uma visita, podem fazer a solicitação pelo e-mail sao@seconci-rio.com.br.

Além dessa, diversas outras iniciativas foram tomadas para manter o setor dinâmico, ainda que de modo parcial. Foi aberto um cadastro de reserva para os interessados nos cursos de capacitação que serão oferecidos assim que a rotina tiver sido reestabelecida. Quando as atividades forem retomadas, a equipe do Seconci-Rio entrará em contato com os candidatos, seguindo a ordem de inscrição por e-mail.

A tecnologia está presente também nas lives que estão sendo exibidas nos canais do Seconci-Rio e do Sinduscon no YouTube, com o objetivo de propagar informação e promover a interatividade dentro do atual cenário de quarentena. Os temas são diversos e a apresentação conta com convidados especiais, sempre envolvendo questões sobre a indústria da Construção Civil, todas as quintas-feiras, às 15h.

Apesar dos atendimentos ambulatoriais eletivos estarem suspensos, o Seconci-Rio continua a realizar exames ocupacionais (admissional e demissional) na sede da Praça da Bandeira. A equipe médica vem trabalhando em regime de plantão e todos os setores estão acessíveis, via e-mail ou whatsapp. A relação dos números de telefones e endereços eletrônicos encontra-se em https://seconci-rio.com.br/wp/coronavirus-forca-tarefa-do-seconci-rio-leva-informacao-as-empresas/

Para complementar a rede de apoio, o Sinduscon-Rio está oferecendo orientação jurídica aos seus associados, envolvendo questões trabalhistas, previdenciárias, empresariais e tributárias – ajuda mais do que bem-vinda nesse momento de tantas incertezas, através do formulário contido no site http://www.sinduscon-rio.com.br/wp/as sessoria-juridica/

São atitudes como essas que fortalecem o setor para seguir acreditando no futuro, por mais difícil que o presente possa parecer. Porque a pandemia vai passar – mas a construção civil fica.